E-book Investigação Qualitativa: Inovação, Dilemas e Desafios – Vol. 3
e-book - Investigação Qualitativa, Inovação, Dilemas e Desafios Vol. 3

E-book Investigação Qualitativa: Inovação, Dilemas e Desafios – Vol. 3

Conhecer  o  desenvolvimento  histórico da Investigação Qualitativa e os ricos contributos dos principais pensadores e atores, podem consolidar a sua importância e consistência nos estudos dos seus investigadores e nas várias áreas de investigação.  Além de revelar os...

Gratis

Bajar GRATIS!

Para bajar ahora el E-book Investigação Qualitativa: Inovação, Dilemas e Desafios – Vol. 3 introduzca su dirección de correo electrónico.

BAJAR GRATIS!
Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Loading...

Descripción

Conhecer  o  desenvolvimento  histórico da Investigação Qualitativa e os ricos contributos dos principais pensadores e atores, podem consolidar a sua importância e consistência nos estudos dos seus investigadores e nas várias áreas de investigação.  Além de revelar os primórdios da investigação qualitativa,  os  autores  desta  obra  proporcionam  um  aprofundamento sobre a necessária e contínua contribuição das tecnologias digitais como ferramenta e meio inovador. Desta forma, ligam o “ontem” com o “hoje” e refletem sobre as implicações no rigor e sistematização na compreensão e interpretação dos fenómenos e contextos a serem investigados. Assim, acreditamos que esta obra é um contributo de grande relevância para a comunidade académica que se debruça sobre questões de investigação que incitam à investigação qualitativa.

Información adicional

Autores

, , , , ,

Edição

1ª Edição

Conteúdo

Nesta obra, o seguimento dos capítulos obedeceu a apresentação dos autores no  Congresso Ibero-americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ2015). No entanto, e apesar de estarem intercalados em seus respetivos temas, atestamos uma linha condutora que os trespassam, a evidência e as valências dos importantes contributos na investigação qualitativa.

Os emblemáticos capítulos dispostos neste terceiro volume desta coleção, contribui para consolidar o conhecimento acerca dos fundamentais contributos deixados pelos clássicos e atuais pensadores, filósofos, antropólogos e sociólogos que no ensejo de fortalecer uma visão sofisticada e holística da epistemológica da ciência, fortalecem o valor do fenómeno e da subjetividade da experiência humana. Além de legitimar as necessárias inovações no campo da investigação com o apoio das tecnologias digitais e do trabalho colaborativo no sentido de enriquecer a partilha do conhecimento.

No capítulo 1, a  autora  Cecília  Minayo  promove  uma  viagem  aos primórdios da história da pesquisa qualitativa. Deleita-nos  com  o desencadear das contribuições dos grandes sociólogos e filósofos que exprimiram a riqueza desta abordagem, bem como os desafios enfrentados para o seu devido reconhecimento.

No capítulo 2  intitulado “Internet e investigação qualitativa, que ameaças e oportunidades?” os autores Francislê Neri de Souza e Maria Bicudo tornam evidente a realidade que entremeia a influência da Internet e das tecnologias no âmbito da investigação e a presença cada vez mais marcante das chamadas eMethodologies, Internet Research e Corpus Latent na Internet.

Menga Lüdke, autora do capítulo 3, direcciona nomeadamente o leitor a conhecer a investigação qualitativa em  Educação  no  Brasil.  A  autora  descreve  na  primeira pessoa  o processo evolutivo  da investigação enquanto estudante, professora e pesquisadora.

último capítulo deste volume traz aos leitores  um  contributo  inovador, ainda pouco explorado na investigação, mas necessário na sua ascendente posição na área da pesquisa qualitativa – a perspetiva do trabalho colaborativo com o apoio das tecnologias. Os autores António Pedro Costa, Francislê Neri de Souza e Dayse Neri de Souza, robustecem a posição da investigação qualitativa com o uso das tecnologias como ferramentas de apoio para sistematizar e organizar a análise dos dados.

Compreendemos que este 3º volume liga os primórdios da investigação qualitativa em termos históricos e teóricos com os seus desenvolvimentos tecnológicos mais recentes, bem como suas implicações na investigação. Por isso, acreditamos que esta obra é um contributo de grande relevância para a comunidade académica que se debruça sobre questões de investigação que incitam à investigação qualitativa.

Dayse Neri de Souza, António Pedro Costa e Francislê Neri de Souza (Org.)

Valoraciones

No hay valoraciones aún.

Sé el primero en valorar “E-book Investigação Qualitativa: Inovação, Dilemas e Desafios – Vol. 3”

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *